domingo, 17 de março de 2013

O novo Papa, Francisco I

Estava agora aqui pela Internet e quando passei pelo blogue da Catita, reparei que como católica praticante estava a cometer uma enorme lacuna por ainda não ter falado da decisão do conclave na escolha de um novo Papa. Para ser completamente sincera apenas o soube por amigos e fiquei feliz por ser um Papa não-europeu e por escolher tão bonito nome. Por minha ideia e quando mo disseram ao telefone pressupus que fosse Francisco em honra a São Francisco de Assis, e pelo os vistos e segundo o que li há pouco na internet  para me informar sobre o assunto, a minha intuição não estava errada. "Francisco é o nome da paz, e foi assim que esse nome entrou no meu  coração", "Imediatamente, em relação com os pobres, eu pensei em Francisco de  Assis", "um homem da pobreza,  um homem da paz, um homem que amava e protegia a criação. Neste momento  as nossas relações com a criação não vão muito bem".
É assim que iremos acolher o cardeal argentino jesuíta Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos (pensei que fossem escolher um Papa mais novo, tendo em conta a resignação de Bento XVI), o 266º Papa da Igreja Católica.
E agora lá vou eu para a habitual missa dominical. Que vivamos a Quaresma na sua essência, desposando-nos de tudo o que é supérfluo e reconciliando-nos connosco próprios e com os outros que se encontram à nossa volta!


4 comentários:

  1. É um lindo nome pela simplicidade inerente, opondo-se desde logo ao supérfluo numa altura em que grande parte do mundo precisa reaprender a viver a essência das coisas. Também fiquei radiante com a escolha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma grande e enorme verdade Catarina. Como dizia o escritor, "o essencial é invisível aos olhos" Um grande beijinho :*

      Eliminar
  2. Vejo que já sabes o significado da escolha do nome Francisco :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sei sim, e aparece que a minha primeira intuição estava certa. Beijinho :*

      Eliminar

... comentem ai à vontade estejam onde estiverem :)