domingo, 24 de março de 2013

... da ignorância pura.

Estava a vaguear pelo feed de notícias do meu Facebook e cada vez me apercebo mais que tenho que fazer uma limpeza geral de amizades facebokianas. Nisto, há um post de uma determinada tipa (não me apraz chamar-lhe outro nome para não dizer pior) que eu conheci há uns dois anos num workshop, que me salta à vista e que dizia o seguinte: 

"Não sei se é pior ter exames em Janeiro quando está um frio que não se aguenta, ou em Julho quando está um calor que não se pode. Se calhar vou para um daqueles cursos em que não tem que se fazer exame a todas as cadeiras... tipo em Letras ou assim. Tirando o desemprego e a falta de estímulo intelectual, é uma ideia agradável."

Não consegui ficar calada, sendo eu de Letras e Artes, e só respondi o seguinte:

"Será que o desemprego é só em Letras? Achas mesmo que toda a gente que estuda Direito tem emprego? e quanto à falta de estímulo intelectual só te posso dizer que conheço muitos advogados, juristas e juízes sem um pingo de cultura! Pensa nisto."

E a querida respondeu:

"? é uma piada que fazemos em Direito. não tens que ficar ofendida. todas as pessoas que conheco de Letras são ocas. talvez o problema seja da amostra que conheco, mas é a conclusão que tiro"

Não ficou sem resposta, mas depois calou-se e nem me respondeu, só disse:

"então não conheces a amostra certa. lamento que só tenhas amigos de letras que sejam ocos. os meus por sinal são muito inteligentes e cultos."

De seguida a primeira coisa que faço é ir apagar a dita cuja do meu facebook, mas ela poupou-me a esse trabalho e já não conseguia aceder à página dela, só tenho a dizer: Muito obrigada!

Quanto às afirmações ditas pela caloira da Faculdade de Direito só tenho duas palavras: inculta e ignorante.

Realmente a ignorância é uma coisa que assiste a muita gente neste país. Alguém me é capaz de explicar porque é que os estudantes de Direito são supostamente mais "estimulados intelectualmente" dos que os de Letras ou de Artes? Gostaria de saber a resposta para tal afirmação estapafúrdia e sem qualquer fundo de verdade. É por isto que o nosso país está como está, há realmente muita falta de cultura e inteligência, mas essa felizmente não está à venda.

2 comentários:

  1. Deixa lá. A miúda tirou-te do facebook dela porque viu que não tinha mais argumentos para te dar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas isso é óbvio. e eu ainda fui boazinha ao responder-lhe por mensagem e não em público.

      Eliminar

... comentem ai à vontade estejam onde estiverem :)