segunda-feira, 11 de março de 2013

uma frase que dá que pensar...

Hoje fui à Fnac para comprar dois livros que tenho de ler para uma cadeira do departamento de Filosofia e como gosto muito filósofo Nietzche, peguei instintivamente num e li a contra-capa e deparo-me com a seguinte frase:

"O verdadeiro homem quer duas coisas: perigo e jogo. Por isso quer a mulher: o jogo mais perigoso."

Confesso que como fã do autor não estava à espera de ler uma frase destas, mas isto deixou-me realmente a pensar e decidi perguntar isso mesmo a um amigo meu com o qual gosto de ter estas conversas filosóficas, e perguntar-lhe se achava de facto as mulheres o jogo mais perigoso. E a resposta foi clara, e basicamente ele disse que o que o faria concordar com a frase tinha precisamente a ver com a faceta feminina que se prende com a aquilo a que ele intitulou de "meias verdades". Ou seja, de que nós temos a capacidade inata de não dizermos aquilo que queremos. E que pior ainda, muitas das vezes demonstramos precisamente o contrário à nossa vontade. E que estes joguinhos, disfarces e dissimulações são sim perigosos! 
Fiquei a pensar nesta resposta e realmente a minha opinião é de que muitas vezes, para não dizer quase sempre, dissemos o contrário daquilo que pensamos porque provavelmente achamos que os homens são seres super inteligentes e acima da média e entendem o que nos vai na cabeça. E isso acredito ser uma coisa que já está inata aos seres do sexo feminino. Como é óbvio existem sempre excepções, não podemos generalizar demais, mas que é um pouco assim, na minha sincera opinião acho que é.

Por estar a falar nestes assuntos, mulher vs. homem, lembrei-me de partilhar o meu aborrecimento e a minha tristeza pelo fim do blogue "Crónicas Rosa Cueca" que apesar de não ser comentadora assídua, o lia e gostava imenso da forma como a Cueca abordava determinado tipo de temas, era uma abordagem diferente e com imensa piada! Hajam mais blogues do género!

6 comentários:

  1. A mulher é um osso duro de roer, lá isso é!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois é, e quer queiramos quer não temos que dar o braço à palmatória a admitir que somos um ser complexo e difícil de contentar, mas é isso que dá piada... estas diferenças. Se fossemos todos iguais e parecidos qual era a piada?

      Eliminar
  2. A frase tem graça de facto.
    Beijinho, Mariana do Miss Tangerine.. Passa por lá :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é o ter graça que está aqui em causa é mesmo a veracidade ou não de tal citação de tão grandioso filósofo!
      Passo pois ;) Beijinho

      Eliminar
  3. Gostei da frase, também me deixou com a pulga atrás da orelha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, foi exactamente assim que fiquei e por isso decidi escrever sobre o assunto.

      Eliminar

... comentem ai à vontade estejam onde estiverem :)