quarta-feira, 10 de julho de 2013

Os pontapés na língua... portuguesa!

Ontem fui a Lisboa, ou melhor, fui para a "hot Lisbon" como intitulei assim que cheguei ao Campo Grande. Já não me lembrava de como uma rotineira viagem de metro poderia ser tão rica em disparidades sociais e humanas, e é nestas alturas que eu me inspiro para muitos dos posts que escrevo aqui... Ontem foi um desses dias. 
Em duas curtas viagens que fiz ouvi duas vezes o mesmo erro de português, e se há coisa que me irrita solenemente é as pessoas não saberem falar correctamente a sua língua mãe, e eu não sou perfeita e uma falante correctíssima de língua portuguesa, mas acho que devemos ser cuidados quando falamos e isso é meio caminho andado para o sucesso na nossa vida profissional. 
Mas um dos erros mais frequentes é a conjugação dos verbos da 2ª pessoa do singular... de certeza que já ouviram frases como as que ouvi: "Mas tu abristes a porta?"; "Fizestes isso?".
Outro dos que tais é a palavra ouvisto, e é uma daquelas que detesto ouvir, porque para além de não existir no dicionário, soa muito mal.
Vamos lá ter cuidado porque errar é humano!


3 comentários:

  1. Acho que tem tendência a piorar com os problemas no sistema de ensino a aumentar!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Não podia estar mais de acordo. Também não sou perfeita, mas tento melhorar sempre

    ResponderEliminar
  3. "Ouvisto" é muito bom e daqueles que me irrita profundamente,irrita me tanto ouvir mau português.

    ResponderEliminar

... comentem ai à vontade estejam onde estiverem :)