segunda-feira, 18 de março de 2013

Boa semana!

Esta semana vai ser mais calma, visto que não há aulas na EMCN, mas há na faculdade por isso hoje o dia começa cedo e acaba com um teste de Alemão na sexta. Mas como a semana tem mais tempos livres há mais tempo para os amigos e para o lazer então tenho uns 6 cafés combinados com amigos para esta semana!
Boa semana para todos :)


domingo, 17 de março de 2013

É só subscrever ;)

Quem diz que tem um blogue porque gosta de escrever para si não é completamente sincero. Eu escrevo para mim, porque gosto mas também gosto que me leiam e gosto de partilhar os meus textos, as minhas ideias.. por isso mesmo se me quiserem seguir já existe o botãozinho na barra lateral direita ;)

O fim-de-semana das calorias!

Bolos, gomas, pizzas, chocolates, almoços, jantares... tudo o que um fim-de-semana de aniversário tem direito! O que não há direito é que seja a única lá de casa a quem estas porcarias engorda.





O novo Papa, Francisco I

Estava agora aqui pela Internet e quando passei pelo blogue da Catita, reparei que como católica praticante estava a cometer uma enorme lacuna por ainda não ter falado da decisão do conclave na escolha de um novo Papa. Para ser completamente sincera apenas o soube por amigos e fiquei feliz por ser um Papa não-europeu e por escolher tão bonito nome. Por minha ideia e quando mo disseram ao telefone pressupus que fosse Francisco em honra a São Francisco de Assis, e pelo os vistos e segundo o que li há pouco na internet  para me informar sobre o assunto, a minha intuição não estava errada. "Francisco é o nome da paz, e foi assim que esse nome entrou no meu  coração", "Imediatamente, em relação com os pobres, eu pensei em Francisco de  Assis", "um homem da pobreza,  um homem da paz, um homem que amava e protegia a criação. Neste momento  as nossas relações com a criação não vão muito bem".
É assim que iremos acolher o cardeal argentino jesuíta Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos (pensei que fossem escolher um Papa mais novo, tendo em conta a resignação de Bento XVI), o 266º Papa da Igreja Católica.
E agora lá vou eu para a habitual missa dominical. Que vivamos a Quaresma na sua essência, desposando-nos de tudo o que é supérfluo e reconciliando-nos connosco próprios e com os outros que se encontram à nossa volta!


Bom domingo!


sábado, 16 de março de 2013

Qual o caminho da felicidade?


aquele que percorres, aquele em que cais e te levantas, em que choras e ris mas no fundo aquele que tu escolhes para seres feliz :)

o meu poema desde sempre...

É urgente o Amor,
É urgente um barco no mar.

É urgente destruir certas palavras
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros,
e a luz impura até doer.
É urgente o amor,
É urgente permanecer.

Eugénio de Andrade


para ouvir aqui...

Parabéns mana linda!


16.03.2000. Há precisamente 13 anos, tinha eu 7 anos, um dos seres mais importantes da minha vida tinha nascido às 8h30 da manhã. Eu estava eufórica por ter uma irmã e até rezava debaixo da cama pedindo para que fosse uma menina! essa menina hoje está praticamente do meu tamanho e é a pessoa que mais amo neste mundo <3
MUITOS PARABÉNS MANA LINDA <3

(foto com uns 5 anos)

de coração aos pedaços.

... a peça que pensava encaixar no meu duro coração gosta de outro coração. Nem tudo pode ser um mar de rosas, mas esta tinha um espinho que não me deixou dormir a noite toda.

ainda a propósito de idas ao teatro... as minhas regras de educação.

Regras de boa educação quando se assiste a uma peça de teatro:


1. Não bater palmas sem razão aparente. Corta a cena ao actor, desconcentra-o e estraga o clima. Principalmente depois de ver uma cena de luta bem encenada. Era só isso minha senhora, não estamos num musical ou ópera que no fim de uma ária conhecida ou de bravura o cantor/actor sai de cena e agradece as palmas e ovação.


2. Desligar os telemóveis. Primeiro é uma falta de educação para com os actores e a plateia e depois chegar ao cúmulo de o atender na sala ainda é mais incrível (sim, aconteceu mesmo ao senhor que estava na fila à minha frente, se tivesse algo na mão tinha ido directo à careca!). Se é tão urgente saia e não volte a entrar. Se vão ao teatro é para se abstraírem, custa muito desligar-se das tecnologias e dar um pouco de atenção àquilo que forma um indivíduo? cambada de gente mal formada, é só o que tenho a dizer.

3. A sala de espectáculos não é o café da esquina. Portanto se tem algo para comentar fale em surdina e ao ouvido da outra pessoa, ou então se quer gritar para as outras pessoas todas ouvirem as suas opiniões faça-o quando o espectáculo acabar.

E as regras continuam, mas eu depois vou colocando e acrescentando mais... não faltaram de certeza.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Balanço da semana: Muito positivo.

A dormir em média 6 horas por dia.
Fim das aulas na EMCN.
Ainda uma semaninha de aulas e um teste na faculdade.
Horas de almoço bem passadas com os colegas de curso e com ele.
Café marcado com ele para a semana.
Projecto para o verão a ser delineado e com pernas para andar. Ele também está lá.
A irmã faz anos amanhã e há festarola.
E pronto, estou cansada mas feliz.



quinta-feira, 14 de março de 2013

"Há muitas razões para uma pessoa querer ser bonita"

Ontem à noite, quarta-feira, um dia como tantos outros, cheio de correrias, aulas e tudo mais... mas há noite o riso, a companhia, o teatro, os actores, o cenário, a música fizeram com que o meu serão fosse muitíssimo bem passado.
O Teatro Aberto acolhe o seu público muitíssimo bem. É um teatro relativamente recente, mas acolhedor, confortável e com um bom serviço bar. 
A peça de Neil La Bute, é uma comédia de rir e chorar por mais, num espectáculo de quase 2h sem intervalo. Os actores em excelentes performances: Jorge Corrula a surpreender-me pela positiva com uma prestação coesa; Tomás Alves a impressionar-me ainda mais, se já era super fã e se o motivo maior pelo qual eu fui, foi ele, valeu muito a pena, tão bem em teatro como em cinema; Ana Guiomar, minha conterrânea, muitíssimo bem num papelão e por fim, Sara Prata, que faz anos no mesmo dia que eu, sei que é uma excelente actriz da qual gosto muito, mas não me aqueceu nem arrefeceu, foi simplesmente bem, mas sobretudo porque o papel não era tão exigente quanto o da Ana por exemplo. Mas foi muito simpática no final, já cá fora, felicitei-a e cumprimentou-me logo sem pedir nada, muito gentil. 
Os verdadeiros artistas são assim. Excelente peça, excelente encenação, excelentes actores! Recomendo vivamente! Vão ao teatro, apoiem a cultura, divirtam-se fora de casa e sobretudo cultivem-se :)

terça-feira, 12 de março de 2013

Este segredo até podia ser meu.


Este segredo publicado no Shiuuuu até poderia ser meu, não o é, mas podia ser. Com a pequena diferença de que eu acho já ter encontrado essa pessoa, mas ainda não o ter revelado. A ver vamos como as coisas correm, isto de estar sempre solteira também é aborrecido. Não digo que seja mau, eu adoro, mas como detesto a rotina já me começo a cansar-me um bocadinho... eheheh Tenham um bom dia!

o meu sono anda baralhado...

... não é normal que eu já há cerca de 5 dias só consiga dormir 6 horas por dia, mesmo até naqueles dias em que posso dormir mais como foi o caso da noite de sábado para domingo em que me deitei às 24h e eram 6h da matina e já estava acordada, andei às voltas na cama e não dormi mais. Bem sei que aproveitei esse tempo para fazer outras coisas, e de facto, foi-me bastante útil, mas o meu querido cérebro também precisa de descansar. Assim só de vez em quando, querer voltar a dormir umas 8h como era normal, mas não, prefere baralhar-me o sistema todo. Pronto, tá bem.

segunda-feira, 11 de março de 2013

uma frase que dá que pensar...

Hoje fui à Fnac para comprar dois livros que tenho de ler para uma cadeira do departamento de Filosofia e como gosto muito filósofo Nietzche, peguei instintivamente num e li a contra-capa e deparo-me com a seguinte frase:

"O verdadeiro homem quer duas coisas: perigo e jogo. Por isso quer a mulher: o jogo mais perigoso."

Confesso que como fã do autor não estava à espera de ler uma frase destas, mas isto deixou-me realmente a pensar e decidi perguntar isso mesmo a um amigo meu com o qual gosto de ter estas conversas filosóficas, e perguntar-lhe se achava de facto as mulheres o jogo mais perigoso. E a resposta foi clara, e basicamente ele disse que o que o faria concordar com a frase tinha precisamente a ver com a faceta feminina que se prende com a aquilo a que ele intitulou de "meias verdades". Ou seja, de que nós temos a capacidade inata de não dizermos aquilo que queremos. E que pior ainda, muitas das vezes demonstramos precisamente o contrário à nossa vontade. E que estes joguinhos, disfarces e dissimulações são sim perigosos! 
Fiquei a pensar nesta resposta e realmente a minha opinião é de que muitas vezes, para não dizer quase sempre, dissemos o contrário daquilo que pensamos porque provavelmente achamos que os homens são seres super inteligentes e acima da média e entendem o que nos vai na cabeça. E isso acredito ser uma coisa que já está inata aos seres do sexo feminino. Como é óbvio existem sempre excepções, não podemos generalizar demais, mas que é um pouco assim, na minha sincera opinião acho que é.

Por estar a falar nestes assuntos, mulher vs. homem, lembrei-me de partilhar o meu aborrecimento e a minha tristeza pelo fim do blogue "Crónicas Rosa Cueca" que apesar de não ser comentadora assídua, o lia e gostava imenso da forma como a Cueca abordava determinado tipo de temas, era uma abordagem diferente e com imensa piada! Hajam mais blogues do género!

Das coisas fúteis...

... aqui para nós, as minhas unhas já não viam uma lima há meses infinitos, muito menos uma cor de verniz. Hoje foi o dia, mas isto não deve durar muito tempo, aposto que amanhã tiro tudo com acetona. E pronto é isto que tenho para partilhar. Uma partilha profunda e cheia de conteúdo :P

domingo, 10 de março de 2013

Porque os artistas merecem no mínimo o nosso respeito...

... Vale a pena ver este vídeo. Vamos apoiar a cultura! Eu acredito que se formos um povo culto as adversidades serão mais facilmente vencidas!
Bom domingo!

sábado, 9 de março de 2013

O abraço da irmã mais querida :)

Já não vinha a casa há duas semanas porque no fim-de-semana passado fiquei por Lisboa e hoje quando cheguei a casa a melhor coisa que tive foi um mega abraço da minha irmã mais nova (e única que tenho!), soube tãooo bem, estava a precisar deste conforto. Tenho pena de não a puder acompanhar mais de perto nesta fase, ainda por cima está na fase do armário, para a semana já vai fazer 13 anos, como o tempo passa a correr! Mas também tenho que prosseguir a minha vida e eu serei sempre uma segunda mãe para ela. Aquilo que nos liga é muito forte!
Amo-te muito mana <3


Finalmente, o merecido descanso do fim-de-semana!


Esta semana foi dura, estou cansada, mas feliz. Ainda não tinha dito, mas neste momento estou a fazer dois cursos ao mesmo tempo, por opção, mas porque quero o mais depressa possível ficar independente dos meus pais. Apesar de já ser o 3º ano que moro fora de casa, são eles que me pagam os estudos, a casa e tudo o que necessito e não quero que isto dure muito mais tempo. Sempre presei muito pela minha liberdade e independência e tenho que lhes agradecer por me deixarem sempre seguir o meu rumo, por nunca interferirem nas minhas escolhas, ainda para mais estando numa área que infelizmente no nosso país é muito muito pouco valorizada, que são as Artes em geral, mas mais concretamente as Artes do Espectáculo e aquela que me é muito cara, a música <3
Deixo aqui um vídeo que anda a circular imenso pelas redes sociais, e foi lá que tomei conhecimento da sua existência. Há uma frase que me marcou especialmente e passo a citar, "(...) e com o currículo que neste momento com as Artes chutadas para canto e estranguladas serve-me de pouco." e não é por ela ser actriz que o partilho, não são só as Artes que estão a ser afectadas, mas um povo sem cultura é sem dúvida um povo ainda mais pobre!
E já agora, FELIZ DIA DA MULHER! Que este dia se prolongue durante o ano inteiro e não só num dia que fora convencionado por alguém.


sábado, 2 de março de 2013

Estou cansada!



Estou cansado, é claro, 
Porque, a certa altura, a gente tem que estar cansado. 
De que estou cansado, não sei: 
De nada me serviria sabê-lo, 
Pois o cansaço fica na mesma. 
A ferida dói como dói 
E não em função da causa que a produziu.
Sim, estou cansado,
E um pouco sorridente
De o cansaço ser só isto —
Uma vontade de sono no corpo,
Um desejo de não pensar na alma,
E por cima de tudo uma transparência lúcida
Do entendimento retrospectivo...
E a luxúria única de não ter já esperanças?
Sou inteligente; eis tudo.
Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto,
E há um certo prazer até no cansaço que isto nos dá,
Que afinal a cabeça sempre serve para qualquer coisa.

Álvaro de Campos, in "Poemas"


Uma semana de muitas emoções, de muitos risos, de muitos choros, de muito cansaço. Bom fim-de-semana!