sexta-feira, 7 de junho de 2013

afinal, o que é a arte?

É uma pergunta para a qual ainda não tenho resposta. Depois de 3 anos a estudar música mais a sério, e profissionalmente, esta pergunta surgiu ontem na minha cabeça enquanto preparava um exercício da aula de teatro. 
Há muitas definições de arte, muita teoria filosófica. Mas de uma coisa eu sei a música para mim é a primeira arte. Oscar Wilde disse mesmo que "A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo" e eu só posso concordar. Há sempre algo para descobrir num acorde, numa nota, em cada melodia, ritmo, stacatto, legato, pianisssimo, fortissimo... a música é um mar de emoções em que todos podemos navegar mas que nem todos chega ao porto seguro, ao barco certo, à ancora melhor. 
Mozart dizia que "para se fazer uma grande obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor" eu acrescentaria que é preciso trabalhar, suar e amar aquilo que se faz para além de viver, sonhar e viver ainda mais.
Como dizia Rousseau, "a arte de interrogar não é tão fácil quanto se pensa" e por isso mesmo me interrogo todos os dias sem cessar. 
Afinal procuramos todos alguma coisa, mas na verdade "O segredo da vida está na Arte" (Oscar Wilde).


2 comentários:

... comentem ai à vontade estejam onde estiverem :)